XV Seminário do GESTO abordou as reformas trabalhista e previdenciária

Por Lorena Vidal,
Fotos de Josué Augusto.


O Seminário de Seguridade Social e Trabalho promovido pelo Grupo de Estudos GESTO chegou à sua 15ª edição nesta sexta (20/10/2017) com o tema “Reformas e Direitos Sociais: Para que e para quem?”. Ocorrido no auditório do NEPSA, o evento contou na sua abertura com a apresentação do músico e estudante da UFRN do bacharelado em violão brasileiro Gabriel Maia junto ao estudante de direito da UFRN Victor Pegado, de modo a valorizar a arte e dar espaço à produção cultural.

Sempre buscando tratar de temas atuais o seminário teve a mesa de palestras presidida pela estudante e pesquisadora Paula Lays e contou com a presença da Procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva Mousinho e do Professor Zéu Palmeira sobre as reformas trabalhista e da previdência.

Numa abordagem bastante qualificada os palestrantes apontaram questões relevantes sobre as reformas, demonstrando o contexto político e social em que estas estão inseridas, bem como desenvolvendo um reflexões críticas às reformas, visto que ambas, colocam em risco a efetivação de direitos sociais fundamentais conquistados, representando um retrocesso em termos de acesso à justiça e ao cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores.

A segunda parte do seminário contou com exposições dos estudantes de direito João Ricardo, pesquisador do GESTO e Brena Monice, ex-membro do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti. O painel contou com a coordenação do Prof. Zéu Palmeira e abordou o tema “A postura dos estudantes e profissionais do direito diante das reformas”, apresentando uma perspectiva diferenciada acerca das possibilidades de atuação do corpo discente e também dos profissionais da área jurídica no que concerne à produção científica e atuação direta em termos de envolvimento nas lutas sociais.

O evento também arrecadou latas de leite em pó e pacotes de fraldas geriátricas como doação voluntária no momento da inscrição para o Lar do Ancião Evangélico. As doações foram entregues ao representante da instituição na volta do intervalo, que contou com coffee break preparado pelos estudantes voluntários na organização do evento.


Postar um comentário

0 Comentários