GESTO/UFRN e NEMED promovem evento alusivo ao centenário da Revolução Russa


Por Elisiane Campos

GESTO/UFRN e NEMED promovem evento alusivo ao 

Centenário da Revolução Russa


O GESTO/UFRN – Grupo de Estudos em Seguridade Social e Trabalho promoveu, em parceria com o NEMED – Núcleo de Estudos Marxismo, Emancipação e Direito, um debate sobre o legado da Revolução Russa para os direitos sociais e a emancipação. O evento ocorreu no último dia 02 de outubro (segunda-feira), no Auditório 1 do NEPSA 2, no campus da UFRN.

Foram três palestrantes: o professor do curso de Serviço Social, Henrique Wellen, a professora do curso de Pedagogia, Héricka Medeiros, e o professor do curso de Direito, Zéu Palmeira Sobrinho. As intervenções giraram em torno do significado da Revolução Russa para a história humana, nas vertentes da emancipação, educação e direito.

O evento foi aberto com a fala do Prof. Henrique Wellen, que discutiu o tema “A Revolução Russa e o protagonismo dos trabalhadores no processo de emancipação”. A universidade foi apresentada como espaço legítimo e necessário para o desenvolvimento do pensamento crítico, lugar ideal para vislumbrarmos que as mudanças sociais não se fazem sozinhas, nem instantaneamente, mas através de um lento processo de transformação.

Em momento seguinte, a Profª Héricka Medeiros apresentou o tema “A Revolução Russa e as suas influências na esfera da educação”, e apontou a influência da Revolução Russa e dos pensadores que esta produziu no desenvolvimento da chamada Pedagogia Social – um novo modelo de escola, não voltado apenas às matérias clássicas estudadas no ano letivo, mas também ao mundo do trabalho.

Por fim o Prof. Zéu Palmeira debateu acerca do tema “A Revolução Russa e a questão social:  o impacto sobre a construção dos direitos sociais” e do legado da Revolução Russa para a conscientização e consolidação dos chamados Direitos Sociais. Falou também sobre outros temas relacionados, como a emancipação feminina, proteção às crianças e pessoas com deficiência. Ao final das palestras, houve um momento de perguntas e intervenções do público ouvinte. 

Postar um comentário

0 Comentários